A matéria orgânica pode ser sujeita a decomposição em quase todas as condições, mas se for possível optimizar os condições para as bactérias, a decomposição será muito mais rápida. Aqui são cinco dicas que se podem seguir para acelerar a decomposição de matéria orgânica numa sistema de compostagem, quer seja em casa ou no trabalho.
- Triturar – a área de superfície é bastante relevante para dar mais área para que as bactérias actuem.
- Humidade – se for demasiado húmido as bactérias não vão ter oxigénio suficiente; se for demasiado seco elas vão ficar com sede.
- Revolver – é importante arejar o composto e mover as camadas exteriores para o centro, onde vai decorrer o grande parte da decomposição.
- Ingredientes – a compostagem funcionam melhor se tiver uma mistura de 3 vezes matéria castanha (rica em carbono) para 1 vez matéria verde (rica em nitrogénio). Geralmente as castanhas são matérias secas (tipo palha, folhas secas etc) e as verdes matérias húmidas recentemente vivas (tipo relva cortada, restos de vegetais da cozinha).
- Bactérias liofilizadas – a compostagem vai acontecer naturalmente com bactérias que vivam no meio ambiente. No entanto pode adicionar bactérias liofilizadas escolhidas especificamente para acelerar a decomposição de matéria orgânica (por exemplo o nosso produto Compost-Já).
Se necessitar de mais informação sobre como as nossos bactérias podem ser utilizados para acelerar a degradação de matéria orgânica, seja com compostagem ou outro tipo de tratamento biológico, por favor entre em contacto.