A gordura pode ser um grande problema nos efluentes de cozinhas e noutras indústrias de processamento de alimentos, pois pode acumular-se em tubagens, impedir o funcionamento das bombas, solidificar em locais inconvenientes e sobrecarregar os sistemas de tratamento de resíduos. Além disso, também existem limites sobre a quantidade de gordura que pode ser lançada nos esgotos.
Uma das soluções mais comuns é a de adquirir um separador de gorduras que, pode ser eficaz, mas, pode ser facilmente sobrecarregado com gordura e necessitar de limpeza frequente – na realidade, qualquer que seja o lugar onde a gordura se acumule, ela causará problemas.
Temos diversas soluções que utilizam bactérias e enzimas para decompor rapidamente a gordura, convertendo-a em biomassa inofensiva. Um dos principais critérios para permitir que este processo aconteça, de forma eficaz, é o tempo de retenção, e aqui explicaremos este processo, uma vez que o tempo de retenção pode, muitas vezes, determinar o melhor método de tratamento.
As bactérias que fornecemos para o tratamento de gorduras são especialistas na digestão de gorduras – ou seja, a gordura é a sua fonte alimentação preferida. As bactérias produzem enzimas que decompõem a gordura em moléculas muito mais simples que servem como fonte de alimento. Os nossos produtos contêm essas bactérias que digerem as gorduras e, também, enzimas adicionais para promoverem, ainda mais, a rápida decomposição das gorduras.
A questão principal é que esta decomposição da gordura requer tempo – ao contrário das reações químicas que podem acontecer quase instantaneamente, as bactérias precisam de tempo para digerirem a gordura e para se multiplicarem. Ao analisar soluções para tratamento de gorduras, temos que olhar para o tempo de retenção disponível no tanque onde ocorrerá a digestão – o tempo de retenção é o tempo médio que o efluente permanecerá no tanque. Assim, por exemplo se houver um tanque de 2 m3 e houver um caudal de efluente de 1 m3 por hora, o tempo de retenção será de 2 horas.
Em situações onde há um tempo de retenção baixo, o problema pode consistir no facto de as bactérias adicionadas ao sistema serem rapidamente eliminadas pelo caudal alto, antes mesmo de poderem digerir as gorduras. Para resolver este problema temos 3 soluções de tratamento de gordura:
- Pó para tratamento de gorduras (EU40), altamente concentrado, mas que, geralmente necessita de dosagem manual periódica. É ideal para sistemas com alto tempo de retenção.
- Líquido para tratamento de gorduras (EU60), mais fácil de dosear e de misturar num sistema de tratamento. É ideal para sistemas com tempo de retenção médio.
- Bloco de tratamento de gorduras de libertação lenta (Bio-Block), que se assemelha a uma barra de sabão, fica suspenso num sistema de tratamento de gorduras e constantemente liberta bactérias. É ideal para um sistema com baixo tempo de retenção.
Várias são as ocasiões em que solução para um problema de gordura não é óbvio, e isto prende-se com a quantidade de fatores que é necessário considerar, para além do tempo de retenção. Por esse motivo, contacte a Ecobacterias, caso necessite de orientação no sentido de escolher a solução que se adaptará melhor às suas circunstâncias específicas.